Publicidade
Publicidade

Educação profissional foca reintegração social de jovens

Educação profissional foca reintegração social de jovens

Foto/Imagem: Divulgação/ Senac em Minas

Divulgação/ Senac em Minas

A reintegração de pessoas com  liberdade restrita é um desafio que exige esforços de diversos setores da sociedade. Nesse cenário, a parceria entre o Senac de Minas e a Apac( Associação de Proteção e Apoio aos Detentos) tem se destacado na qualificação profissional de ex-detentos, a fim de auxiliá-los na reinserção social por meio do mercado de trabalho.   

A parceria iniciada em 2013 visa contribuir para a reintegração de ex-reclusos na sociedade através da formação profissional. As atividades incluem seminários e cursos, além da programação Pró Apac com palestras organizadas pelo Movimento Tio Flávio Cultural. Graças a essas ações, até 2022,  mais de 6.000 pessoas recuperadas foram beneficiadas. Somente em 2022, foram realizados 38 seminários e cursos nas áreas de gestão, culinária, beleza, saúde e eventos, nas unidades Apac das cidades de Araxá, Arcos, Belo Horizonte, Betim, Caratinga, Conceição das Alagoas, Conselheiro Lafaiete, Frutal, Patos de Minas, Perdões, Pouso Alegre, São João del-Rei e Rio Piracicaba. Um total de 727 detentos se beneficiou dessas atividades.   

Ana Roberta da Cruz, técnica de relações institucionais do Senac, destacou a importância dessa parceria. “Muitas pessoas voltam para o crime porque não conseguem oportunidades. Além do preconceito  da sociedade, a falta de qualificação dificulta muito o processo de candidatura de quem sai da prisão. Por isso, o Senac tem  papel fundamental na reinserção dessas pessoas ao trabalho e à sociedade. Nossos cursos não são apenas de formação profissional, mas também voltados para o empoderamento e autoestima.”   

Desafios da reinserção social  Segundo dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em março de 2021, apenas 23,4% dos ex-presidiários que cumpriram pena no sistema prisional brasileiro conseguiram ingressar no mercado de trabalho após serem libertados. A pesquisa também indica que a taxa de reincidência entre os que não conseguem trabalho está em torno de 70%.

 Isso destaca a importância da formação profissional para a reintegração dessas pessoas. Transformação pela educação  O ex-soldador Vinicios Athanazio Aguiar,  40 anos, é um exemplo de como o treinamento profissional pode mudar vidas. Fez vários cursos no Senac durante  sua passagem pela Apac e hoje é “um  profissional diferenciado e um homem mudado”, como destaca. Atualmente, seus filhos também são alunos do Senac, o programa de formação do Jovem Aprendiz. Vinicios destacou o conhecimento adquirido nos treinamentos ministrados pelo Senac durante sua passagem pela Apac. “Fiz muitos cursos na área de gestão, operações, empreendedorismo, etc. Desenvolvi uma série de habilidades e competências, como iniciativa, comunicação assertiva, capacidade de organização, ética de trabalho e comprometimento, entre outras”, disse.   Ele reiterou a importância da parceria entre Senac e  Apacs na formação profissional do enfermeiro.   Segundo Vinicios, os cursos do Senac contribuíram para sua recolocação profissional. “As habilidades, conhecimentos e  atitudes aprendidas nos cursos me proporcionaram um enorme diferencial técnico e profissional, permitindo-me contribuir conforme as necessidades das empresas. Hoje trabalho como soldador em uma empresa e estou muito satisfeito com  minha recolocação no mercado de trabalho.”   De mudança de vida graças à formação profissional no Senac, Vinicios tem incentivado os filhos que  também são alunos da escola.

Vinicius planeja o desenvolvimento de sua carreira: “Quero ter a oportunidade de continuar estudando e me treinando para me tornar cada vez mais um excelente jogador profissional. Com isso, de certa forma,  posso dar uma contribuição positiva para a sociedade. ” 

Atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac, da Fecomércio MG, o Sesc, o Senac e os Sindicatos Empresariais, da CNC – Federação Nacional do Comércio, tem como objetivo oferecer formação profissional de qualidade, pautada na valorização comercial e social requisitos, tendências do mundo do trabalho, princípios de inovação e  sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 40 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.   

O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente. Para as publicações patrocinadas: Imagens de produtos, informações sobre serviços e citações são inteiramente de responsabilidade da empresa que patrocina a publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site você aceita nossa  Política de Privacidade.